quinta-feira, 2 de junho de 2011

IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CARISMÁTICA

Uma das maiores confusões no Brasil é se pensar que existe apenas uma igreja católica no mundo.
Vamos entender pela história e pela bíblia, alguns fatos que são incontestáveis.

Jesus Cristo preparou seus apóstolos e discípulos, mas ordenou que “ficassem em Jerusalém até que recebessem o Espírito Santo”.
Assim fizeram até o dia de Pentecostes, quando Pedro após receber o carisma pronuncia a grande mensagem que converte 3 mil almas em um só dia.
Depois disto, os apóstolos passam ordenar diáconos, depois surgem presbíteros e bispos.
As Igrejas, eram comunidades, em momento algum da história, aparece um CABEÇA, pois a própria Bíblia já afirma que o Cabeça da Igreja é Cristo.
Estas comunidades se espalham, existem concílios, enfim se converte então Paulo, que antes se chamava Saulo, este leva o evangelho até Roma, por ser cidadão romano, pois foi perseguido e humilhado pelos religiosos da época. Paulo não esteve com Cristo, enquanto este estava na terra.Ele se converteu no Caminho de Damasco e quem rezou por ele foi Ananias quem lhe impôs as mãos.
Os apóstolos nos mostram como eram as IGREJAS, a bíblia cita isto de maneira firme, as igrejas, sendo elas presididas por presbíteros, anciões.
Forte perseguição se impõe aos Cristãos, são chamados de seita, mas a Igreja continua com suas Igrejas, ou seja, Comunidades.
No ano 325 o IMPERADOR CONSTANTINO, oficializa as Igrejas Cristãs, como Igreja oficial de Roma, embora ele se batiza no leito de morte apenas.
Justamente nesta época se adotou a palavra CATÓLICA, que quer dizer UNIVERSAL, DO MUNDO INTEIRO, tão logo todos os cristãos são Católicos, cristãos universais.
Havia patriarcas em vários lugares, que se respeitavam e o Bispo de Roma, era apenas o Bispo de Roma. Como nos dias atuais existem outros patriarcas no mundo, além do Bispo de Roma.
Depois disto veio o grande Cisma do Oriente, que trouxe a grande divisão. Onde a Igreja Ortodoxa, não aceita que Roma tenha privilégios. Pois justamente no Oriente, na Palestina antiga era primazia dos Ortodoxos,como até os dias atuais as igrejas principais são dirigidas pela Igreja Ortodoxa.
Estórias foram criadas e inventadas de maneira que mitos surgiram e perduram até hoje.
Entendam que em momento algum, Cristo, ou algum apóstolo, formou a IGREJA CATÓLICA  DE NOME  algum,os apóstolos formaram comunidades que respondiam a um Bispo.
Com o apoio do Império Romano, os templos pagãos se transformaram em Igrejas Cristãs, muitos costumes foram adequados, datas de festas e muitas coisas mais.
Após o grande Cisma, muitas coisas aconteceram, existiram então papas, até com 12 anos de idade. Isto se comprova em muitos livros de história, já houve uma matéria na Revista SuperInteressante,edição 239,recentemente a EDITORA EUROPA lançou um livro a HISTORIA SECRETA DOS PAPAS.
O vaticano foi de fato O ESTADO DO VATICANO, por acordo com Mussolini, chamado acordo de latrão, na época da II guerra mundial.
Porém o mundo já tinha visto acontecimentos históricos.
Houve a Reforma Protestante em torno do ano de 1510. Em 1889  bispos na Holanda, subscreveram a Declaração de Utrechet .A fé católica, mas não aceitando entre alguns pontos a infabilidade do Papa. Foi assim que iniciou o movimento chamado os” Velhos Católicos” ou igrejas véteros católicas. Que propôs manter a doutrina dos apóstolos Os chamados véteros católicos, ou velhos católicos, por se manterem firmes na doutrina inicial.
Pelo mundo se espalharam inúmeras Igrejas Católicas, entendendo que isto quer dizer IGREJAS CRISTÃS UNIVERSAIS.
Entre muitos erros houve a inquisição, mas também houve a divulgação do evangelho.Mas em todo o tempo homens santos existiram.
A Igreja Católica Apostólica Carismática,por décadas no Brasil, está devidamente registrada com reconhecimento civil por sua personalidade jurídica única.
Ou seja de fato e legalmente é IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA CARISMATICA(existem novas igrejas carismáticas que são respeitadas) mas de fato IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CARISMATICA, existe de fato juridicamente esta igreja, presente em Paróquias, Santuários, seminários, mas rigorosamente em nome da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CARISMÁTICA.
Em todo o mundo existem ritos Católicos diferentes, tem o mesmo conteúdo, a essência do Cristo presente na Eucaristia.
O que quer dizer Igreja Católica Apostólica Carismática?
Igreja (Comunidade, hoje ORGANIZAÇÃO).
Católica: Cristã Universal, ou seja, que reconhe o Cristo presente no mundo inteiro, independente de nomes de Igrejas.
Apostólica: Que segue uma sucessão Apostólica, mas acima de tudo segue a doutrina dos Apóstolos, para isto é só ler ATOS DOS APOSTOLOS e ver como agiam os ministros de Deus.
Carismática; Presente no Carisma, o mesmo que se manifestou no dia de Pentecostes, ou seja, em todo tempo ela é carismática,embora defenda, zele, pela liturgia, não aceita apenas repetições. O Espírito Santo se manifesta no Carisma, presente no sacerdote. Mas em qualquer pessoa, ressaltando que o Espírito esta sujeito ao profeta, segundo a Bíblia é fato que o Espírito age com liberdade, mas está sujeito à pessoa isto aponta, para o controle espiritual, para que não tenham manifestações que escandalizem o evangelho.
A Igreja Católica Apostólica Carismática está ligada a RCC ou outros movimentos? 
Não, a Igreja Católica Apostólica Carismática respeita a todos os movimentos, ora por todos, reconhece que o Espírito Santo sopra onde quer, mas nossos princípios são anteriores a RCC, que foi iniciada nos Estados Unidos da América, por irmãos evangélicos que convenceram alguns católicos Romanos a provarem da experiência do Espírito Santo.
Por que nos Estados Unidos existem tantas igrejas católicas diferentes? Porque os Estados Unidos, tem sua cultura baseada na Inglaterra, que rompeu com Roma, nacionalizando suas Igrejas, se tornando a Igreja Anglicana.
Nos Estados Unidos, muitas comunidades e dioceses têm o principio da independência de Roma, pois o modelo adotado na Inglaterra, trouxe prosperidade e os princípios americanos de liberdade, muitas vezes se chocam com princípios tradicionais.
A Igreja Católica Apostólica Carismática adota a sigla ICAC, mas mantém suas Paróquias e Missões dedicadas ao Bom Jesus, ou seja, o Cristo Vivo e poderoso.
Existem outras Igrejas Católicas não ligadas a Roma no Brasil? Inúmeras, formam comunidades de milhões de fiéis, são os chamados católicos nacionais, mesmo aqueles que têm ligação com o Oriente, ou Ultrecht, ou qualquer outro patriarcado, uma vez no Brasil se firmam nas leis do país.
Nas Igrejas Católicas , sejam romanas, nacionais, véteroscatólicas, ortodoxas, existe praticamente a mesma formação. As ordens menores, depois o Diaconato , depois o presbitério e o Episcopado.
Padre è uma palavra usada, para definir o sacerdote, pois em nenhuma Igreja alguém é ordenado padre, verifique e veja em qualquer igreja católica seja de que vertente for. A ordenação é de Presbítero, conforme a Bíblia. O episcopado, quer dizer quando um presbítero é ordenado Bispo.
Por que na ICAC, não se tem tantos bispos? Justamente pelo critério rigoroso, anos de presbitério, jamais alguém que não foi padre por anos, com idoneidade, poderá ser bispo. O presbítero precisa ter sido pároco de fato.
Porque a ICAC, considera todas as outras igrejas católicas?
A ICAC considera como irmãos em Cristo, como também considera as igrejas protestantes e anglicanas, todos como membros do corpo de Cristo.
Por que a ICAC eventualmente sofre perseguições? Como foram no tempo dos Apóstolos, os religiosos, perseguiam, especialmente na questão das missas de cura e libertação. Perseguições até hoje, as poucas se deram por religiosos.
As autoridades brasileiras, sempre reconheceram o trabalho da ICAC, como a maioria dos lideres católicos , quando houve algum tipo de manifestação contra, se observe que isto partiu de grupos, que entre si já divergem, para isto bastar ler os jornais, internet. Até porque canonicamente a ICAC, é uma igreja idônea, que mantém o zelo pela liturgia.
Geralmente padre tem algum tipo de perseguição por outros grupos religiosos, quando está em evidencia o seu trabalho. Isto ocorre em todas as vertentes católicas.
Um dos pontos, que costumam criticar, a questão das missas de cura e libertação, mas a ICAC defende a ciência, a medicina, realiza sim missas de cura. Sem nunca ir ao extremismo ou fanatismo, se recomenda aos fiéis sempre o cuidado com o corpo,observando sempre o que a medicina diz.
Isto porque de forma ordenada, as missas são celebradas sempre, para a cura da alma, do corpo, do espírito, sem jamais ignorar que se deve recorrer aos médicos, tanto é que se realizam celebrações, pedindo na intenção daqueles que exercem a missão divina de cuidar do corpo, ou seja, médicos, enfermeiros, etc.
Alguns perguntam por que a ICAC, não excomunga ninguém?
O dever da Igreja é acolher, não excomungar, o que JESUS excomungou foram os maus espíritos, os seres humanos devem ser amados, como Cristo amou.
Por que a ICAC não nega comunhão a divorciados?
Porque Jesus não negou nem a Judas, se entende claramente que nos tempos bíblicos os homens poderiam dar carta de divorcio apenas, as mulheres eram submetidas a humilhações, por isto Cristo condenou o divórcio em uma época que somente o homem poderia dar carta de divorcio e repudiar sua mulher, mas jamais condenaria um divorciado.
Em todo o tempo a ICAC, incentiva a conversão diária, longe dos costumes mundanos, ensinando o amor, a obediência aos mandamentos, a moral, aos bons costumes.
Por que a ICAC casa divorciados?
Porque estamos respeitamos as leis do Brasil, também entendemos que se alguém errou tem o direito de refazer a sua vida. No momento que o divorcio é estabelecido, ali se anulou o casamento, se assim não fosse, igreja alguma teria poder para anular casamentos. Quem tem poder para isto é o Estado por sua Constituição.
A ICAC realiza apenas casamentos de segunda união, se estes se casarem rigorosamente dentro das leis do Brasil.
Por que algumas Igrejas proclamam que certos sacramentos não são validos?
Esta confusão no Brasil, se da por conta da rixa da ICAR com a IGREJA CATOLICA APOSTOLICA BRASILEIRA, entidade que foi fundada pelo bispo romano Dom Carlos Duarte da Costa, ele já reconheceu o divorcio antes mesmo das leis brasileiras terem aprovado.
Este fato é um fato histórico, pois ele Dom Carlos Duarte, aboliu as missas em latim, antes do CONCILIO VATICANO II.
Daí se originou a Igreja Brasileira, com o manifesto a nação, mas já havia outras igrejas Católicas Nacionais no Brasil. A Igreja Católica Apostólica Brasileira foi fundada em 1945.
A ICAC casa pessoas de Igrejas diferentes? Sim, sendo cristãs. Pois todas as Igrejas tem nomes, mas no fundo constituem uma única IGREJA.
Como a ICAC vê igrejas que se consideram únicas?
Totalmente fora da bíblia, se reza pela conversão de todos, se respeita a todos, os padres da ICAC, além da teologia,etc , devem conhecer a Constituição profundamente. Mas se respeita as outras formas de pensamento.
Por que a ICAC, não promove debates de doutrinas com outras Igrejas Católicas? Nem com protestantes?
Porque o evangelho não se impõe, cada um tem o direito de crer como entende a palavra de Deus, do ponto de vista canônico e legal, os padres, bispos, pastores, são autoridades de suas igrejas, se não consideram seus irmãos, tem nossa consideração como irmãos em Cristo.
Uma marca da intolerância e arrogância está evidenciada, quando uma Igreja , não reconhece os padres de outras igrejas.
Autoridades Eclesiásticas tem o mesmo direito no Brasil, embora alguns atropelem a Constituição.
Por que a ICAC ao receber clérigos de outras Igrejas, pede pelo menos um ano em nossos seminários? Mesmo se tiverem doutorados?
Justamente para pregar o que se vive, ou seja, Teologia, Filosofia é importante, mas em nada adianta se a pessoa não experimentar a conversão em sua vida.
Raramente a ICAC recebe presbíteros de outras Igrejas, pois possui dois seminários, mas recentemente tomou decisão de que “em caso de receber" clérigos de outras igrejas, por mais tradicionais que sejam estes devem freqüentar a Igreja por um ano e o seminário, para terem uma verdadeira vida cristã carismática”.
Quais os direitos dos padres da ICAC, perante os padres de outras igrejas?
Os mesmos direitos perante a lei brasileira.
A ICAC obriga dízimos?
Jamais, a ICAC ensina a bíblia, nada se obriga nada se proíbe, o Espírito Santo é quem convence o homem.
Na ICAC as pessoas são convertidas, praticantes, por isto o que é pecado ao fiel, também é pecado ao sacerdote.
Ninguém é obrigado a costumes de roupas, mas existe um consenso cristão: O bom senso que nos leva a uma vida cristã, com equilíbrio e conversão, o que por si só anula costumes não cristãos.
Outra pergunta muito pertinente:
Como a ICAC ensina no que diz respeito ao planejamento familiar?
Isto é algo de foro íntimo, que cabe ao casal decidir apenas, ou seja, aborto para interromper gravidez JAMAIS, deve passar pela cabeça de um cristão.
Quanto a métodos anticoncepcionais, cabe ao casal, somente a ele decidir, ouvindo um médico, que é o mais recomendado. Não cabe a Igreja intervir na vida íntima do casal.
Por que algumas praticas da ICAC parecem tão modernistas?
Como celebrações com Palmas, música, etc./.
Outro erro: Estas praticas são antigas, constam já no antigo testamento, muitas igrejas, adotaram um tradicionalismo, mas biblicamente, as celebrações da ICAC, mostram o que de mais antigo existe no cristianismo, a palavra de Deus.
Celebrar é alegria, já nos salmos, claro dentro da ordem e zelo.
Você pode por isto entender um pouco mais sobre o cristianismo e também sobre a IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA CARISMATICA.
Uma Igreja como no tempo dos Apóstolos.
Uma Igreja que ora por todos, inclusive por outras igrejas, sabendo que teremos um céu apenas.
Professamos o Credo Apostólico dizendo em nossos corações: Maranata
Ora Vem Senhor Jesus.
No Brasil a ICAC é presidida por Dom Euclides Nunes Primaz do Brasil, que responde ao SUPREMO CONCILIO, todas as igrejas são representadas no sínodo anual.

Três referencias bíblicas sobre quem é o cabeça da IGREJA.

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Efésios 5:23
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Efésios 1:22
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Colossenses 1:18

No último livro da bíblia o Apocalipse uma advertência que se repete inúmeras vezes:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz AS IGREJAS. Apocalipse 3:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário